quarta-feira, 3 de setembro de 2008

SERÁ QUE O BRASIL ESTÁ ACORDANDO?

LEIAM A NOTICIA ABAIXO E VEJAM O QUE ACHAM DISSO:

1,2 milhão de estudantes paulistas passam a ter esportes olímpicos nas escolas em 2009

Colaboração: Secretaria de Estado da Educação

Educação estadual incrementa educação física com tae kwon-do, boxe, caratê, judô e atletismo, além de aulas sobre dopping

Cerca de 1,2 milhão de estudantes da rede estadual paulista passam a ter esportes olímpicos nas aulas de educação física em 2009. São os alunos da base, que estudam de 1ª a 4ª série de Ensino Fundamental e em escolas em tempo integral em todo o Estado. A determinação é da Secretaria de Estado da Educação. Os estudantes, geralmente de 7 a 10 anos, terão aulas de atletismo, boxe, tae kwon-do, caratê, beisebol, badminton, tênis de mesa e ginástica rítmica e artística. Além disso, capoeira e rúgbi (esportes não olímpicos) estarão nas aulas.

Até este ano de 2008 as escolas de 1ª a 4ª série não tinham no currículo este tipo de esporte, o que acontecerá a partir do primeiro bimestre do próximo ano. São cerca de 960 mil alunos de 1ª a 4ª série e 130 mil em escolas de tempo integral.

Os guias curriculares de 1ª a 4ª, distribuídos para todos os professores estaduais, terão indicações para cada esporte, incluindo o período do ano de aplicação. Nas escolas de tempo integral a prática será obrigatória nas oficinas que acontecem no contra-turno (à tarde).

Os guias curriculares são um importante instrumento para que haja padrão e base de aprendizagem no ensino público estadual de São Paulo. São entregues para todos os professores a cada bimestre, indicando o que deve ser ensinado aula a aula. O professor decide como aplicar o conteúdo em aula.

Neste ano a Secretaria já começa a implantar esportes olímpicos na rede. Os alunos de 5ª a 8ª terão neste 3º e 4º bimestre aulas de ginástica artística e rítmica, beisebol e badminton. Os alunos da 2ª série do Médio ainda terão orientações sobre fatores de risco à saúde, incluindo perigos de anabolisantes e dopping. Isto será mantido para 2009.

A prática dos esportes tradicionais, claro, será mantida, em qualquer série: futebol, basquete, handebol e vôlei.

Fonte: http://www.jornaldeitupeva.com.br/noticia.php?id=080903105440

FICO FELIZ POR ISSO...É ESSE CAMINHO QUE TEM QUE SER SEGUIDO...SÓ ACHO QUE ISSO TEM QUE SER LEVADO MUITO À SÉRIO PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA...TEMOS UM EXEMPLO MUITO FORTE DISSO QUE É A CHINA, LÁ OS PROFESSORES DESDE CEDO JÁ ESTIMULAM MUITO O ESPORTE, VEJAM O VIDEO ABAIXO:

8 comentários:

Anônimo disse...

Sabe qual é o problema real do Brasil? O Cielo tem razão, aqui você tem que chorar até para conseguir um maiô. Todo mundo querendo uma fatia do bolo, tentando dar rasteira em cobra e o povo se lasca.

Não é só nos EUA, China, Jamaica, que nascem fenômenos, aqui também os temos, mas nossa auto estima é tão baixa que até quem nos vê tem dó. E mais, brasileiro acha que Ed. Física é a extensão do recreio. Bah... não adianta mudar nada estruturalmente se a mentalidade do povo é empacada. Mas não nego que fico feliz com ao menos um passo dado.

Isa De Sordi disse...

Parece que simm!!, Mais o que me preocupaa, é que um professor de ed. física, vai ensinar esportes de que precisa um profissional especializado!é isso mesmoo? pelo o que eu entendi é!, complicadoo isso heinn??

Anônimo disse...

vfIsabella, eu tava lendo algo a respeito no site da Crefesp. Na realidade, um professor pode se especializar em determinadas áreas e a Ginástica artística, pasme, tem um destaque enorme com 19 módulos e se não me engano, 2 anos de preparação enfatizada e rigorosa seleção. Agora, o que eu duvido é que esses especialistas sejam postos para dar a assistência necessária aos futuros esportistas e quem sabe, atletas do Brasil.

Resumindo, só não quero ver um professor de futebol dando aulas de boxe.

Anônimo disse...

um professor de educação física não é só um professor de educação física. ele não sabe só futebol, vôlei e basquete. o cara sai formado um profissional da área que escolheu. ed. física tá mais ou menos igual a medicina, vc faz o geral e depois escolhe o ramo q quer seguir. agora vcs tem razão, tem q tomar cuidado com quem escolher e tem q levar a sério, tanto os professores quanto os alunos.
Thiago Pala / RJ

Isa De Sordi disse...

Então déboraa, assim, minha técnica da aula em faculdades tbm, e as vezes ela me leva para eu demonstrar as coisas, são 2 anos mesmoo, se não me engano é o 1º e o 3º ano achooo, e pelo o que eu vi, é assim, bem básico, aprende-se posturas, como iniciar uma criança na ginástica, aprende a fazer um preparo físico,à selecionar crianças, todas essas coisas,e enquanto está terminando a faculdade vc pode fazer pra dar aulas em escola e dar treinamento,você pode fazer pras duas, seria bom se colocassem essas pessoas para dar aula
E exato, concordo com você, prof. de futebol dando aulas de lutas e ginástica? absurdoo ahsuahsuah, e sei lá, não dá pro governo querer colocar agora do nada, sem ter um convênio com clubbes para ter pra onde encaminhar os atletas, como vai dar aula de ginástica sem os aparelhos? é complicado, tem que ter um planejamento e não simplismente colocar agora!

Anônimo disse...

Eu acho que isso é querer tapar sol com peneira, na realidade. É um passo? É, mas só se for realmente muito bem realizado. Na prática acho que não vai funcionar em todas as unidades, mas uma ou outra se destacando, já será um começo e um exemplo.

O governo federal podia era criar pólos de treinamento. Por exemplo, selecionar os estados por destaque de atletas... Hipismo terá sede no Rio, Natação em São Paulo, Ginástica em Curitiba, isso só pra ilustrar meu pensamento. Acho que funcionaria melhor que esse método de franco atirador, apesar de realmente ser necessário fazer a molecada se interessar por algo que pode lhes garantir um futuro.

Anônimo disse...

nos EUA é parecido com isso. se o atleta quer praticar determinado tipo de esporte, precisa mudar de estado. não é assim em todo território, mas tem funcionado bem até agora, como podemos ver a cada edição olímpica.

realmente nao dá só pra jogar os professores e pronto, eles abrem o livrinho, fingem que sabem e a molecada finge que aprende. tem que ter o planejamento mesmo, mas duvido que tenha havido. isso daí é só placebo, mas espero que vocês estejam com a razão, uma ou outra dando certo, serve de exemplo.

Thiago Pala / RJ

Isa De Sordi disse...

e sem falaar que eles não tem dinheiro nem pra pagar um professor direito, e querem colocar mais esportes nas escolas, sendo que precisa de equipamentoos? isso é sonho pro Brasil no momentoo