domingo, 8 de maio de 2011

Num pais futeboleiro a ginástica tenta sobreviver

As vezes me revolta o fato de nosso país tantos esportes maravilhosos terem tão pouco destaque na mídia.
Aqui vai uma critica bem básica para o Globo Esporte da Rede Globo - Globo Esporte? Acho que não...esta mais para Globo Futebol pois o único assunto que o programa aborda é futebol, piadinhas a parte para mim o nome é um grande equivoco da emissora.
E não digo isso só pela ginástica, que tem tão pouco incentivo, e sim por todos os esportes, por todos nossos atletas de todas as modalidades.

Ai quando chega um PAN ou uma olimpíada, fazem aquelas transmissões horrorosas, com aqueles comentários vazios, sem pé nem cabeça, acho que por pouco quando uma ginasta completa um exercício alguém não grita GOOOOOOOOOOLLLLLLL!

Vamos acordar, o Brasil pretende sediar uma olimpíada, digo "pretende" por que no rumo que as coisas vão se está difícil acontecerem as coisas para a Copa no pais do futebol, as expectativas para a Olimpíada então, por vezes me desanima...

Mas cá estou eu, blogueira apaixonada por ginástica, tentando trazer um pouco mais de informação nacional e internacional para os fãs desse esporte maravilhoso.

VAMOS FALAR DA EQUIPE BRASILEIRA

Ai, só de pensar que 2012 já está ai dá até um friozinho na barriga, vivenciar novamente as emoções de uma olimpíada, roer as unhas esperando pelas notas, lamentar as quedas, os escorregões, torcer desesperadamente por um bom resultado brasileiro... é muita emoção para meu coração, ainda mais vendo nossa equipe com está.

Daiane, Laís, Jade e Daniele, são elas mais uma vez que estarão a frente da equipe brasileira se estiverem em boas condições físicas,claro, aind atemos que contar com esse fator determinante, as outras meninas ainda não estão em condições de grandes disputas, nivel técnico abaixo do desejado, e não devemos esperar bons resultados e boas surpresas de nossas meninas.
O fim da seleção permanente, na minha opinião, gerou uma significativa queda no rendimento das ginastas brasileiras, agora cada uma está em seu clube de base e tudo ficou ainda mais difícil.
Isso me faz sentir muita saudade do carrancudo Oleg Ostapenko...

Nos EUA as ginastas treinam cada uma em seu clube, mas a grande diferença é que os grandes clubes possuem excelentes técnicos, equipes devidamente preparadas, equipamentos de qualidade, tudo isso para formar uma grande ginasta, isso lá funciona, mas aqui não, por que não temos TUDO O QUE ELES TEM, a começar pelo incentivo do próprio governo.

É bacana brincar de americanos, mas ALÔ isso no Brasil ainda não funciona!!

Quando a nova coordenação da seleção brasileira de ginástica artística decidiu por um fim na seleção permanente se esqueceu de fazer uma pergunta um tanto "básica":

- Esses clubes de base terão condições técnicas e físicas de receberem essas atletas de modo que nosso rendimento não sofra drásticas quedas?

Se estivessem atentos a isso perceberiam que NÃO, esses clubes não tem condições de manter a qualidade e o trabalho feito pelo Oleg Ostapenko, não adianta, temos que admitir que os técnicos desses clubes de base ainda não estão prontos para formas nossas atletas, e isso não é desanimador ou um grande problema, afinal é um começo e até que cresçamos temos que ter paciência com tudo isso, o grande problema é querermos fingir que temos o que não temos na realidade.

Queria eu que todos nossos clubes, fossem como os grande clubes americanos, preparados técnica e fisicamente para formar Liukin's e Johson's, mas infelizmente temos que caminhar um pouquinho mais para chegar lá.

Por isso defendo a idéia de um bom técnico e centro de treinamento para uma equipe pré-determinada, para que essas atletas sejam lapidadas e que evoluam juntas.
E que os técnicos desses clubes de base trabalhem junto com a seleção permanente para que aprendam e evoluam até que estejam prontos para lapidar novos talentos em seus clubes.

Não adianta tentar dar passos maior do que as pernas, para no fim das contas chegarmos a uma olimpíada com aquela cara de quem só veio bater o cartão, sem expectativas nenhuma.

A nova coordenação deveria ter mantido o trabalho da coordenação anterior, deveria apenas ter aprimorado o que já funcionava e corrigido o que não funcionava, não mandar todo mundo para casa a "Deus dará".

Agora é lamentar e esperar, essa olimpíada não me traz tantos entusiasmos como Beijing 2008!

É uma pena!

O QUE FALAM AS GINASTAS:

Daiane dos Santos é a favor da seleção permanente e destacou como foi importante esse trabalho para a sua formação como atleta e defende a volta da seleção permanente: " Seria algo muito bom para todas as meninas. É muito legal fazer um trabalho conjunto" afirmou.

Se Daiane é a favor, Jade está dando graças a Deus pelo fim da seleção permanente que ela classificava como uma prisão: "Não tínhamos liberdade nenhuma"




Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente Matéria. Para quem gosta de Ginástica como eu, esta reportagem mostrou a realidade brasileira.
bjs.
Amanda.
http://www.rsurbano.com.br/gINaSTica/oferta_do_dia