sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Uma olímpiada para se esquecer...

Não dá para negar, nós brasileiros amantes da ginástica artística sofremos sérias decepções nessa olimpíada que até foi um alívio vê-la terminando.
Talvez pelo motivo de nós termos esperado muito deles, talvez pela insegurança de nossos atletas ou até mesmo pela segurança que estava além da conta.
O certo é que foi criada uma expectativa tão grande, um sonho tão grande e em poucos dias, em poucas apresentações vimos os sonhos ruírem em erros e notas baixas que deixaram nossos atletas longe de um pódio.

Pode existir vários motivos para essa olimpíada - não ter sido a olimpíada do Brasil, não só na ginástica mas em outros esportes também, mas abaixo explico o que eu achei desse pesadelo olímpico:


O QUE ACONTECEU COM DIEGO HYPÓLITO?

Ser confiante de si mesmo é bom, exagerar na dose de auto-confiança pode prejudicar na vida pessoal, esportiva, no trabalho em tudo.
Acho que o Diego estava muito confiante, tinha certeza que seria o campeão olímpico no solo, ao ver Marian Dragulesco - único rival à sua altura - cair em sua apresentação, Diego encheu o peito e foi como se já tivesse ganhado, mas a vida e principalmente o esporte não é assim.
Ser medroso e amarelão é péssimo e isso sabemos que o nosso Diego não é, tenho orgulho dele, mas acho que se ele tivesse chegado com aquele "medinho" com aquele friozinho na barriga e com um pouco menos de confiança e encarasse todos os outros adversários que ainda não tinham se apresentado como possíveis "suspeitos ao ouro" , talvez com isso, a realidade teria sido outra.

Eu realmente não sei o que aconteceu com ele, só sei que quando o vi cair, me abalei e não pude deixar de chorar junto com ele.
Estava trabalhando e assistindo pelo Terra, acho que eu assim como o Diego estava confiante com aquela medalha, quando eu vi o Dragulesco cair, pensei "Pronto já era, o ouro é nosso".
Quando vi o Diego cair em sua última passada, meu coração foi a mil, literalmente, acho que fiquei por um minuto ou mais, paralizada em frente ao computador sem reação, quando voltei à realidade percebi que tinha molhado o teclado com minhas lágrimas.

A única coisa que posso dizer para o Diego é que: " Cara, você lutou, você estava pronto, mas não era a sua vez, aquela medalha não era para ser sua e isso já estava escrito, mas continua admirando você e sei que numa olimpíada ainda vou te ver no pódio".


O QUE ACONTECEU COM NOSSAS MENINAS?

Na competição por equipes:
Chegamos com uma equipe completa e muito bem preparada em Beijing, com um dos melhores técnicos do mundo e um inédito 5º lugar conquistado no mundial de Stuttgart-2007, mas o que aconteceu com nossas ginastas que não conseguiram manter o bom desempenho na final por equipes?
Tem muita gente dizendo que elas se saíram muito bem, e eu concordo, mas acho que poderia ter sido bem melhor, acho que aquele 5º lugar do mundial poderia ter sido mantido nessa olimpíada, mas algo falhou.
Acho que o problema já não é mais falta de expêriencia, apenas com uma excessão Ethiene Franco, realmente essa ginasta era muito inexperiente, mas as outras não podiam dizer o mesmo.
Daniele Hypólito e Daiane dos Santos estavam na sua 3ª olimpíada, Laís Souza na sua segunda olmpíada, Jade Barbosa e Ana Claudia Silva já tinham participado de várias competições de nível internacional e já deveriam ter a noção de uma competição olímpica.
Na minha opinião acho que o que faltou para elas foi o desejo, a ânsia de ganhar uma medalha olímpica, a garra de colocar o país na melhor colocação, faltou competir com o coração.
A seleção brasileira feminina de futebol, lutou até o último minuto, jogou muito bem, realmente elas jogaram com o coração se o ouro não veio, foi por que realmente não era a vez delas.

Nas finais individuais:

Com a falha de Diego minhas expectativas se voltaram todas para Jade e Daiane dos Sqantos, resultado: outra decepção.

Sobre a Daiane, prefiro não comentar, acho ela batalhadora e com certeza uma inspiração para futuras ginastas, mas Dai chegou muito tarde à ginástica se desde pequena fosse preparada para ser uma ginasta talvez hoje ela teria resultados melhores.

Se alguém souber me diga: Por que raios Jade Barbosa fez aqueles dois saltos de grau de dificuldade tão baixo na final desse aparelho? Se ela chegou a final deveria ter arriscado, deveria ter feito qualquer coisa que pudesse para conseguir ao menos uma boa colocação. E o mais decepcionante foi ela ter errado mesmo assim os dois saltos! Se ela tivesse feitos os dois saltos de alto grau de dificuldade que ela sabe fazer pelo menos a nós teria ficado o consolo: "Ela tentou...mas não deu", mas o problema é que ela não tentou!!!

Na ginástica temos um exemplo claro de garra e força, a ginasta ucraniana Lilia Podokopayeva pupila de Oleg Ostapenko nas olimpíadas de Atlanta em 1996, viu sua equipe nem chegar perto do pódio que foi dominado por americanas, russas e romenas mesmo assim ajuntou forças suficientes para competir no individual geral e conseguiu ganhar um inédito ouro, mais tarde na final do solo Lilia mais uma vez foi ouro e depois veio a prata na trave.
Ela era a única ginasta de sua equipe que poderia trazer uma medalha ao país e ela foi lá com muita garra e alcançou seu objetivo.
Um exemplo melhor ainda é da uzebeque naturalizada alemã Oksana Chusovitina que foi prata no salto em Beijing 2008, ela estava lá na sua 5ª olimpíada e conseguiu chegar no pódio.


Na minha opinião foi isso, pois condição técnica, condição física e bom preparo as brasileiras tinham.


5 comentários:

Anônimo disse...

eu só não entendi porque a Ana Cláudia Silva teve uma nota de solo tão baixa(13,375)na final por equipes!!!Ela não caiu e nem cometeu nenhum erro grave aparentemente.Eu ouvi dizer que os jurados não consideraram válida a tripla pirueta dela.mas porquê?

Anônimo disse...

Ana Cláudia vai se dar melhor se fizer uma ginástica plástica, como a da Nastia. Ela é esguia e pode "voar" em suas apresentações. Sua nota foi tão baixa provavelmente pela posição das pernas na execução dos movimentos e nas chegadas (infelizmente não pude assisti-la). Sua tripla pirueta deve ter sido invalidada por estar fora do que ela disse que apresentaria.

Anônimo disse...

Diego, não falei do Diego... Enfim, infeliz, esse menino foi infeliz. O mundo todo secando o pobre. E licença, coitado do Dragulesco também. Primeiro erro que cometeu e bang, não acertou mais nada. Fiquei surpresa com o Fabian, chegou com possibilidades e não levou nadica no solo. Outra surpresa? Gervasio Deffer... Uau! Arrepiou! Mas não curti muito a apresentação do Kai Zou não, apesar de ter sido muito boa, não me chamou atenção. Parecia um russo - foi lá, fez a perte dele e não empolgou ninguém (exceto os chineses, claro).

Anônimo disse...

"Se alguém souber me diga: Por que raios Jade Barbosa fez aqueles dois saltos de grau de dificuldade tão baixo na final desse aparelho? Se ela chegou a final deveria ter arriscado, deveria ter feito qualquer coisa que pudesse para conseguir ao menos uma boa colocação. E o mais decepcionante foi ela ter errado mesmo assim os dois saltos! Se ela tivesse feitos os dois saltos de alto grau de dificuldade que ela sabe fazer pelo menos a nós teria ficado o consolo: "Ela tentou...mas não deu", mas o problema é que ela não tentou!!!"

Ela não tinha preparo psicológico e moral sequer para esse salto ridículo, quem dirá um salto difícil. Não acho que o Brasil tenha sido injustiçado não, na hora do vamos ver, a cabeça falhou e pronto. Não tem desculpa. Foi lá para passar vergonha. Fica a experiência para a próxima.

Anônimo disse...

não tem como negar que a lesão no punho também foi um ponto negativo para o baixo rendimento da Jade Barbosa.não podemos dizer o mesmo de Diego e Day que aparentemente já estavam recuperados!!!!

Denise Fontes