sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Nastia ofusca o brilho de Shawn em Beijing


Ela era a ginasta que "prometia".
A ginasta Shawn Johnson de 16 anos era a maior esperança de medalhas individuais americana, talvez por ironia do destino sua compatriota Anastacia Liukin, foi sua maior rival e quem lhe tirou o ouro que mais deseja: o ouro do individual geral.

Com aquele risinho ironico Shawn Johnson sempre esbanjava confiança subia nos tablados como um soldado marchando e sempre descia deles com aquele risinho ...que se diga de passagem, bem irritante...Não sei se foi por vêr o Brasil tão mal, mas acho que alimentei uma certa "raivinha" da americana que sempre estava tão satisfeita.

No Individual Geral, ela já estava se achando "Já ganhei, já ganhei" eu conscientemente e inconscientemente torcia para que qualquer outra ginasta tirasse de Johnson o ouro que já parecia certo.
O último e decisivo aparelho foi o solo - um dos melhores de Shawn e um dos, digamos não tão bom de Nastia. Johnson viu ali a sua chance, bastava fazer uma boa apresentação que a sua compatriota que sempre errava nesse aparelho não conseguiria batê-la.

A tal confiança....traiu a baixinha.

Nastia Liukin subiu ao tablado com a responsabilidade nas costas, com o olhar nervoso de seu pai e a torcida da mãe.
Foi lá e fez o que o papai Liukin teria feito - uma apresentação que lhe rendeu o ouro!!!!

Fiquei feliz pela Nastia, eu fui uma das pessoas que chegou a criticar o solo dela, mas nessa olimpíada confesso que me surpreendi e não esperava que ela batesse a Johnson.

No final das contas no pódio Nastia ficou com a douradinha, Johnson, com uma certa insatisfação escondida no risinho, com a prata e a chinesa Yilin Yang com o bronze.

Depois veio a final do solo, era a hora da "vingança" de Shawn, ela foi a primeira a se apresentar e fez uma apresentação quase (QUASE) imbátivel.
Tinham mais sete ginastas para se apresentar, quando chegou a vez de Cheng pensei - ela vai conseguir tirar o ouro da Shawn, mas isso não aconteceu, ela caiu na última acrobacia e perdeu a chance de faturar a douradinha.
Nastia por pouco não tirou o ouro da compatriota, mas chegou bem perto de tira-lo, quando Johnson viu a nota de Nastia se fez de desentendida mas dava para perceber a oculta satisfação.
Sandra Izbasa da Romênia foi a última a se apresentar, era tudo ou nada, e ela era minha única esperança de afastar Johson da primeira colocação, torci muito muito mesmo, e ao fim da apresentação da romena não pude deixar de festejar!!!

No fim das contas: Ouro para Izbasa / Prata para Johnson / bronze para Liukin.

Depois nas assimétricas Liukin fatura uma prata que não era para ser prata, poxa se ela empatou com a chinesa He Kexin ela deveria ter ficado com o ouro também, o critério de desempate utilizado pelo comite organizador dos jogos foi muito injusto.

No fim das contas: Kexin ouro / Liukin prata / Yang bronze

A final da trave era a mais esperada, e também era a última chance de Johnson conseguir a sua douradinha.
Ela foi lá e fez o exercício que lhe rende o ouro...

No final das contas: Johnson ouro / Liukin prata / Cheng bronze

E assim se encerrou a ginástica feminina em Beijing...e Nastia foi sem dúvida alguma o grande destaque.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi!

Desculpe, amigo, mas Nastia não tirou o ouro da Shawn, ela o mereceu. Ela foi melhor naquela apresentação. Shawn não estava num dia bom e se desconcentrava facilmente, mas, no solo, a baixinha arrebentou. Pena ter sido tarde demais. Prova de que Shawn estava num dia ruim? Foi superior a Nastia nas disputas por aparelhos: solo e trave, isso somente levando em conta as disputas por medalhas em Pequim.

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA (risada não irônica)... Desculpe, não havia antes lido até o final o seu post. Nossa, você ODEIA a Johnson. Engraçado, eu adoro a postura dela. Ela é jovem, tem um longo caminho pela frente, caminho esse de maturidade a ser adquirida. Não vejo risinho irônico nela, mas de quem está satisfeita com seu desempenho e, por quê não, feliz com o desempenho das demais. É brabo, prata é de amargar, sensação de quase lá, mas o que se pode fazer? Acho que ela deve pensar como resposta: Melhorar. Acho a Johnson um pouco simpática, meio sem saber onde está pisando exatamente e como criança que curte o Natal. Como ultra nacionalista (como todo americano o é), não posso negar que ela adora o fato de ser perseguida, de ter todas atrás de bate-la! Essa guria é um fenômeno! rs

Isa De Sordi disse...

A Nastia é superior a Shawn na minha opinião,a postura da nastia é exemplar, ela é segura, confiante,e é masi simpática do que a Shawn. A Nástia por exemplo pelo menos demonstra sentimentos, ao comemorar, ou ao ficar irritada pro não ter ido bem, a shawn fica sempre com um sorrisinho no rosto o que soa a falsidade! Bom, prefico a Nástia, sou muito fã dela, ela mereceu todas as medalhas. Agora a Shawn, pra mim ela tem um futuro muitoo bom, ela tem apenas 16 anos, tem tempo ainda, aliás, todos tem um dia ruim !

Anônimo disse...

Pensando agora não sei se dá muito para comparar as duas, são estilos diferentes, a Nastia é bem mais plástica, o que eu não curto muito, fica com ar das esguias da Ritmica. Quanto a simpatia, sei lá, é mais questão de empatia mesmo, de cada um que vê.

Será que a Nastia continua na Ginástica? Li sobre uma entrevista que ela deu dizendo não saber se era esse o caminho que queria seguir... mas com o ouro brilhando no peito, de repente a coisa muda. Ao menos a concorrência não diminuiria! rs

Unknown disse...

Realmente você levou a sorriso da Shawn pro lado pessoal! E ainda sensasionalizou(se é que existe essa palavra) a vitória da Nastia! Desde quando ela não é boa no solo?? Pelo contrário! Eu acho que a Shawn não ganhou pq não era a hora, mas fiquei satisfeito com a atuação dela(adorei o ouro na Trave). E, por favor, não me venha com essa de que "ela se acha" pq não é verdade, ela é bem modesta(principalmente sendo uma das melhores do mundo). Se não gosta dela não precisa ofender!!!

Anônimo disse...

eu gostei do sorriso da Shawn. a outra me pareceu sempre muito séria, como se estivesse ali obrigada e com aquele pai-treinador de cara amarrada. ela é muito magricela, sem a beleza das outras meninas.
minhas irmãs me mostraram um video da shawn na final do mundial, na premiação. ela estava com cara de "meu deus, isso aconteceu comigo. sou a número 1". acho q por isso não vejo essa ironia toda nela. concordo que ela ainda tenha um longo caminho pela frente tanto na maturidade quanto na carreira. ser o melhor do mundo com 15 anos é algo absurdo realmente de se pensar.

Thiago Pala / RJ

Isa De Sordi disse...

Ahh ssei lá, eu adoro a Nastia, eu acho que a ginástica duns tempos pra cá, ficou muito parecida com a dos homens sabee, muita acrobaciaa, acho que a nastia traz mais graciosidadee a ginástica!

Anônimo disse...

Pois é, por isso que fica uma parada bacana, são estilos diferentes. Imagina se fossem todas iguais?

Ainda bem que tem gente que a admira porque eu a acho interessante, apesar de não gostar muito de todo o "balé" dela e da falta de acrobacias (isso no solo porque na trave ela é linda e nas assimétricas, licença, mas devo pedir perdão até para Shawn, porque a Nastia humilha).

Bom, afinal de contas ginástica deve mostrar força também, como na antiguidade de seu significado!

Anônimo disse...

Vocês falam que a Shawn não tem sentimentos,é por que não viram o tanto que ela chorou de emoção ao ganhar a prata no individual geral!!!

Anônimo disse...

nastia é uma ginasta muito boa,mas a shawn é bem melhor como todo mundo sabe shawn apessar de errar consegue tirar nota assima de 15 pontos a nastia quando errar tira nota a menos de 15pntos tipo 14.432 como tirou numa competição.o sorriso da shawn não é falao e muito menos se ajá ela até abraçou a nastia quando soube que ela a via ganho o ouro e também a melhor amiga dela é a maior inimiga dela a nastia.
22 de novembro de 2008 10:00