![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj1rirFvaF4o6iES8dvtbGZqC3Zie_DXbYTKHcHT6TemTyfNopdWh-6wUUE_uWtHPuB4HCIbKQzyMOTa7ojaaSBNOtGs_pYgshClIL5lSfRgwufEM8j_isZUqtaDNoswlGUuMJaQKCGHP8/s400/estrela.bmp)
Elena Mikhailovna Zamolodchikova nasceu no dia 19 de setembro de 1982 em Moscou na Rússia.
Elena é conhecida pelos amigos e no meio ginástico como "Zamo", ela faz parte da ginástica de elite da Rússia.
Foi em 1989 com apenas 6 anos que Elena começou a dar seus primeiros passos na ginástica em Moscou, onde reside até hoje, mas foi somente em 1995 que competiu pela primeira vez representando a seleção russa.
Em 1996 em seu primeiro Europeu como júnior Zamo conquistou o ouro por equipes e no mesmo ano conquistou o ouro do individual geral no South African Cup.
No ano de 1998 Elena competiu pela primeira vez como sênior e conquistou o ouro por equipes além do 4ºlugar no salto sobre o cavalo, mais tarde, em 1999, no mundial de Tianjin na China Zamo surpreendeu a todos e conquistou o ouro no salto sobre o cavalo e também a prata por equipes e para completar levou o bronze no individual geral.
Em 2000 Zamo estava no ápice de sua carreira e era ano olímpico, mas uma fatalidade em sua família quase a fez desistir de tudo. Seu pai, Mikhail Aleksandrovich, era major na força armada Russa. Acabou contaminado pelo acidente de Chernobyl e veio a falecer alguns dias antes do campeonato europeu e alguns meses das olimpiadas. Acabou sem ver Zamo realizar seu sonho de ser campeã olímpica.
Em luto Zamo participou do Campeonato Europeu (2000) e conquistou o ouro por equipes, a prata na salto e na trave e terminou em oitavo no solo. Elena surpreendeu a todos, já que pensavam que ela estaria enfraquecida e frágil pela morte do pai, mas Elena conquistou duas medalhas individuais e mostrou o quanto era forte.
Chegado os jogos olímpicos de Sidney, Zamo já se via realizando um grande sonho - o departicipar de uma olímpiada - mas havia um sonho ainda maior a ser conquistado - o de ser uma campeã olímpica e esse sonho não era apenas seu era o sonho também de seu pai, e foi pensando nisso que Zamo pisou nos tablados.
A equipe russa era composta por Elena Produnova, Svetlana Khorkina, Ekaterina Lobaznyuk e Elena Zamolodchikova.
A Rússia começou muito bem, nas classificatórias se mostrou imbátivel e se classificou em primeiro lugar mas na final a equipe russa cometeu vários erros e acabou entregando o ouro as romenas.
Nas finais por aparelhos a Rússia parecia estar querendo recuperar tudo o que tinha perdido e em tudo que competiam arrasavam.
Elena não havia conseguido se classificar para o individual geral, a última vaga ficou com Elena Produnova que acabou deisistindo e entregando a vaga para Zamo que após atuações brilhantes na trave e nas paralelas seguia como líder até a terceira rotação, faltando apenas o solo e o salto(seus melhores aparelhos) para o fim da competição. Mas Zamo viu o ouro escapar-lhe quando caiu no solo tirando dela qualquer chance de medalha.
No último dia de competição uma nova chance de acertar apareceu para Zamo, Svetlana Khorkina pensando em se preservar para a final do solo desistiu de participar da final no salto e Zamo ficou com a vaga e ela saltou para a vitória com 9.731 e se tornou campeã olímpica realizando seu sonho e o sonho de seu pai. Quem viu a satisfação estampada no rosto de Zamo ao terminar de se apresentar percebeu o quanto aquilo era importante para ela.
Zamo estava satisfeita, seu sonho realizou-se, mas ainda tinha a final do solo.
Khorkina fez uma excelente apresentação e se mantinha na primeira posição, só faltava uma ginasta para se apresentar e essa ginasta era Zamo.
Ela subiu ao tablado séria, muito concentrada e assim se manteve durante toda sua apresentação, Zamo só sorriu quando terminou a prova e se deu conta de que tinha sido impecável e foi com a nota de 9.850 que ela deixou Khorkina para trás e conquistou seu segundo ouro olímpico.
No final das contas a Rússia subiu ao pódio em todas as finais (exceto no individual geral), Zamo foi ouro no solo e no salto, Khorkina foi ouro nas assimétricas, Ekaterina Lobaznyuk e Elena Produnova ficaram com a prata e o bronze respectivamente na trave.
Zamo ainda participou das olímpiadas de 2004 em Atenas mas só subiu ao pódio na competição por equipes conquistando a terceira posição.
Hoje Elena se recupera de uma lesão mas está com pensamento firme em Pequim 2008, 200 foi o melhor ano de sua carreira até hoje.
RESULTADOS
Elena já conquistou 9 ouros, 9 pratas e 5 bronze em todas competições internacionais que já participou.
CURIOSIDADES
Quando ela ainda era uma pequena (na verdade, continua pequena - tem apenas 1,52m de altura e 42 kg!) criança, ninguém poderia sonhar que um dia ela seria uma Campeã Olímpica. Ela talvez até tivesse deixado o esporte ao ser diagnosticada uma condição séria em seu coração quando pequena. Felizmente, um outro exame provou que não havia nada de errado com ela; assim Elena continuou e cresceu até o que ela é hoje.
Normalmente, ela treina diariamente no ginásio próximo a sua casa. O ginásio é pequeno, mas completamente equipado.
A mãe de Elena, Irina Nikolayevna, é uma dona de casa, embora seja formada como professora. O pai de Elena, Mikhail Aleksandrovich, já foi Major no exército russo. Elena, apesar de mais parecida com a mãe, tem seu caráter mais parecido com o pai, que era bem valente.
A mãe de Elena, Irina Nikolayevna, é uma dona de casa, embora seja formada como professora. O pai de Elena, Mikhail Aleksandrovich, já foi Major no exército russo. Elena, apesar de mais parecida com a mãe, tem seu caráter mais parecido com o pai, que era bem valente.
Elena sempre freqüentou a escola, com resultados excelentes. Agora ela terminou e conseguiu entrar no prestigioso Saint Petersburg Institute of Sports, onde pretende se formar uma técnica. Seus estudos levarão cinco anos até a graduação. Ela também está aprendendo inglês, no pouco tempo que sobra.
Elena adora animais, especialmente cães. Seu mais novo cachorro é um Yorkshire Terrier, que se chama Ashley.
A comida favorita de Elena é peixe, ela também gosta muito de sorvete e chocolate. Quando está em Moscou, Elena pode relaxar em casa, e gasta algum tempo de lazer e carinho com sua família e amigos. Os passatempos dela incluem a coleção de miniaturas de porcelana e estatuetas, além dos 'bottons' de ginásticas.
Seu passatempo esportivo é patinar, nadar ao ar livre (quando o tempo permite), ou na piscina do Round Lake. Ela também se interessa em ginástica rítmica, nado sincronizado, mergulho e patinação artística.
Seu passatempo esportivo é patinar, nadar ao ar livre (quando o tempo permite), ou na piscina do Round Lake. Ela também se interessa em ginástica rítmica, nado sincronizado, mergulho e patinação artística.
Elena adora ouvir Detsl, um cantor de hip hop russo, estilo Eminem. Ela pode assistir um show dele no camarote, e teve seu cd autografado pelo cantor. ela também curte os Backstreet Boys e Offspring.
Zamo vídeos
Nenhum comentário:
Postar um comentário