terça-feira, 15 de abril de 2008




STELIANA NISTOR

Steliana Nistor nasceu no dia 15 de setembro de 1989 na cidade Sibiu que fica na Transilvânia na Romênia. Além de Steliana o casal Dumitriu e Steliana (a ginasta herdou o mesmo nome da mãe) tem mais dois filhos, são eles Marian e Bogdan. Steliana sempre contou com o incentivo de seus pais para praticar a ginástica.

Apelidada por amigos e treinadores de Stela ela iniciou na ginástica quando tinha apenas 4 anos de idade no Club Sportiv Scolar em Sibiu, Nistor foi notada pela ex-ginasta e campeã olímpica (1984) Mihaela Stanulet que logo viu que Steliana tinha extraordinárias qualidades mesmo tendo apenas quatro anos.

Em 1998 Steliana ficou em primeiro lugar na competição por equipes em um campeonato na França. Em 2001 no campeonato júnior na Romênia se destacou e levou o ouro nas assimétricas e na trave e ainda ficou com o bronze do solo.

Nistor não passou despercebida aos olhos de

Em 2002 Steliana teve seu trabalho reconhecido pelo técnico Ovtavian Serban e foi selecionada para a equipe júnior da Romênia sua técnica Raluca Bugner continuou acompanhando-a.

O futuro de Stela parecia muito promissor e mostrou que todo treinamento valia a pena. Em 2004 com 15 anos ela já era capaz de executar muitos movimentos de alto grau de dificuldade, após uma competição Steliana declarou: " Quero continuar meu treinamento e me manter assim para vencer e ganhar medalhas, um dia chegarei aonde quero".

Alguns meses mais tarde na competição nacional júnior Steliana foi a mais vitoriosa levando cinco medalhas de ouro para casa, após essa competição ela afirmou: "Foi uma competição muito boa para mim. Fico feliz, eu ganhei todas as finais, eu não esperava ganhar todas essas medalhas. Estou muito satisfeita, mas tenho que conseguir confirmar esses resultados em competições de nível mais alto, estou convencida de que se eu continuar trabalhando duro, a minha expectativa será alcançada."

Em janeiro de 2005 o primeiro problema apareceu na vida esportiva de Steliana ela estava mal devido a problemas relacionados com sua saúde física. Então ela viajou para a Alemanha acompanhada de sua técnica e os exames revelaram uma fratura grave no joelho que a afastaria por 6 meses dos treinos e competições. Mahaela Stanulet afirmou sua confiança em Nistor quando declarou: " Se ela se manter saudável, poderá continuar no mesmo ritmo de treinos, estou convencida que em poucos anos Steliana será a melhor da Romênia e terá uma carreira brilhante, desde que ela cuide desse problema e mantenha-se no desejo de ser a melhor."

Com muita calma Steliana se recuperou e aos poucos foi voltando a habitual rotina da ginástica artística. Em 2006 ela estava bem e competiu no campeonato internacional romeno e foi ouro nas assimétricas. Depois disso foi selecionada para competir na equipe que participou do campeonato europeu na Grécia e ficou com a prata nas assimétricas e com a prata por equipes. Ela chorou por não ter conquistado a primeira posição e isso significava que ela tinha fome de vitória. Já na Holanda em 2006 ela ficou em segundo lugar novamente. Em setembro, durante uma competição entre a Grã-Bretanha e Romenia na preparação para o Mundial, Steliana estava de volta em pleno vigor. . só uma coisa denunciava o problema que tinha passado, uma fita no joelho, mesmo assim ela venceu o individual geral deixando Sandra Izbasa para trás. Questionada de como se sentia Steliana respondeu:" Me sinto muito bem, mas preciso melhorar em dois aparelhos, mas tenho que ter calma, minha saúde é muito importante para mim.

No Mundial Steliana participou de todas as competições, no individual geral por um erro cometido ela acabou na 4ª posição, ainda não muito preparada errou também na trave e acabou na 7ª posição. Totalmente desmoralizada, Steliana pensou em se aposentar, mas por causa de seu bom resultado em Glasgow e na Copa da Suíça, ela se fixou em outro objetivo, ganhar uma medalha nas Olimpíadas de Pequim. Steliana provou para quem quisesse ver que está totalmente recuperada em Stuttgart foi vicê-campeã no Individual Geral e prata na trave de equilíbrio e bronze por equipes, nada mal para quem até pensou em se aposentar por maus resultados.





5 comentários:

Unknown disse...

Nossa, que ginasta maluca, num sabe perder... É que nem a Alicia Sacramone. Credo, nunca gostei de ginastas assim!

Anônimo disse...

aida bem que ela desistiu da aposentadoria senão a equipa ficaria muito fraca. alice kwang

Anônimo disse...

olá gostaria de ver videos de ana pavlova no europeu de 2008, procurei ni youtube, mas ñ achei.

Anônimo disse...

Essa historia de se aposentar por não vir resultados tem explicação.

Na verdade a Nistor se preocupa muito com o futuro dela. Ela estava pensando em se aposentar depois de Pequim pra estudar e garantir o futuro como professora ou técnica de ginástica. Pelas ultimas entrevistas dela era certeza que se aposentaria mais depois de Pequim mudou o pensamento e agora é muito provavel que não pare. Ela quer conciliar a faculdade que vai fazer (Educação Física) com a ginástica.

As vezes ela fala muito em ganhar dinheiro e as pessoas acham que ela é mercenária, mas não é assim. Ela nasceu em uma família muito pobre, e a ginástica foi quem possibilitou a família dela um retorno financeiro. A situação era terrível, alias foi pela ginástica que ela não foi pro orfanato (a situação era critica msm).

Cada medalha de ouro da Romênia vale 100 mil euros e um carro de um patrocinador.

Nas entrevistas nos podemos ver a preocupação que ela tem com o futuro, ganhar dinheiro é o motivo que os pais a botaram pra praticar ginástica, mas ela ama o que faz. Ela quer ser professora ou técnica nessa área.
Ela não se abateu pelo resultado em Pequim e tem em mente era o maximo que ela poderia fazer (pra quem não sabe ela estava com problema de dor nas costas nas olimpíadas tinham varias injeções pra dor) Foi complicado pra ela.
Torço pra ela não parar agora. Espero que ela consiga conciliar faculdade e ginástica.

Infelizmente a ginástica na Romênia vem passando por maus bocados. A situação ta muito difícil por lá. Mas msm assim conseguiram o ouro olímpico no solo e na final por equipes, o bronze.
O Dragulescu se aposentou tbm...

E parabéns a autora do blog.
Eu sempre passo aki pra ler. acho sensacional.
Eu não entendo quase nada do esporte, mas eu adoro assistir. é uma coisa que não da pra explicar.eu to viciado.
Eu tava olhando algumas comus de ginástica e tem gente que não sabe de nada e vai dar pitaco. Eu gosto de apreciar a ginástica, gosto da beleza, mas se eu não entendo nada e não vou ficar falando o que eu não sei.

Anônimo disse...

E por varios problemas a Nistor se aposentou msm.
Que pena.

Mas por tudo o que ela disse nas entrevistas foi melhor msm.