sábado, 26 de abril de 2008



JADE FERNANDE BARBOSA

Jade Fernandes Barbosa nasceu no dia 01 de julho de 1991 em Copacabana-RJ.
Ela iniciou na ginástica bem cedo o clube do Flamengo no Rio de Janeiro e começou a ganhar destaque também muito cedo, ela ainda competia no juvenil (2005) quando a escolheram para substituir a ginasta de maior destaque no país naquela época, Daiane dos Santos, para participar dos jogos Pré-Pan do Rio de Janeiro. Depois disso em 2006 participou do Sul-Americano realizado na Argentina e obteve bons resultados.

Treinada pelos ucranianos Irina Ilyashenko Oleg e Ostapenko, Jade se mostrou uma excelente ginasta e jovem promessa do país ao conquistar o ouro individual geral, solo, trave e salto no mundial juvenil na Dinamarca. Mas o destino sorriu ainda mais para Jade, em 2007 um pouco antes de completar seus 16 anos, ela pode competir pela primeira vez na categoria adulta e iniciou uma maratona de participações em etapas de mundiais e conquistas de medalhas, Jade participou das etapas em Paris, na França onde conquistou o quarto e sétimo lugares no salto e nas assimétricas respectivamente, Cottbus na Alemanha onde conquistou seu maior feito até então, após se classificar para três finais e ficar com a prata no salto. Depois disso Jade brilhou no Pan-Americano no Rio onde conquistou o ouro no salto, bronze no solo e prata por equipes sem falar na medalha do individual geral que lhe escapou tragicamente entre os dedos, Jade chorou, mas dias melhores a esperava.

O "empurrão" na carreira de Jade veio no mundial de ginástica que aconteceu em Stuttgart Jade se classificou para a final do Individual Geral e se tornou a primeira brasileira da história da ginástica a subir ao pódio nessa competição. Ela ficou com o bronze e dividiu a vitória com a italiana Vanessa Ferrari, com a prata ficou a romena Steliana Nistor e o ouro foi para a americana Shanw Johnson. Esse foi o melhor resultado de uma brasileira em mundiais. E para finalizar em 2008 Jade conquistou duas medalhas na etapa da Copa do mundo que aconteceu recentemente em Cottbus, ela foi prata no salto e no solo.

Agora Jade Barbosa que é integrante da seleção permanente de ginástica artistica brasileira, treina duro em Curitiba ao lado de outras feras como Daiane dos Santos e Daniele Hypólito, o objetivo desse forte ritimo de treino e as olimpiadas de Pequim que promete muito!!! Sorte para Jade!




Nenhum comentário: