segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008


KERRI STRUG
"... olhar frágil de passarinho doente, voz de desenho animado e tenacidade de gente grande..." (Veja - 31/07/96)


A ex-ginasta americana Kerri Strug nasceu em Tucson, no Arizona no dia 19 de novembro de 1977.
Kerri se apaixonou pela ginástica graças a sua irmã mais velha que era ginasta mas que não chegou a estar na seleção americana. Quando tinha apenas quatro anos Kerri desejou ser como a irmã, porém sua determinação a levou bem mais longe, com 8 a 9 anos Kerri participou de seu primeiro campeonato e com isso aumento muito mais o desejo de ser uma grande ginasta e com isso quis treinar com o melhor tecnico e na época, 1990, não existia outro melhor que Bela Karoly.
O primeiro desafio de Kerri na ginástica foi o mesmo que muitas outras já tiveram ou terão, deixar a família em busca do sonho de ser uma grande atleta, então em janeiro de 1991 ela saiu de Tucson onde morava sua família e se mudou sozinha para Houston no Texas para poder treinar no ginásio de Karoly. O famoso técnico treinava a maior ginasta americana da época Kim Zmeskal, campeã do nacional junior de 1989, do senior de 1990 e futura campeã mundial em 1991.
Já com 14 anos Kerri sonhava com Barcelona, o cenário das olimpiadas de 1992, por pouco ela não viu esse sonho se realizar, nas seletivas em seu último aparelho, o solo, Kerri caiu, mas por fim nas somatórias de todas as notas acabou ficando com a quarta posição, ela acabava de se tornar o membro mais novo da seleção americana que disputaria os jogos olimpicos em 1992.
Nas olimpiadas de Barcelona, pensava-se que Kerri garantiria uma das três vagas para disputar o Individual Geral, mas por uma infima diferença, 0.001, ela acabou perdendo o espaço para Kim Zmeskal, as outras duas foram para Shannon Miller (1º) e Betty Okino (2º), que era treinada por Bela Karolyi também e não participou da seleção por estar machucada, mas que devido as notas em outras competição garantiu a ida a Barcelona.
As más apresentações de Kim Zmeskal, provaram que Bela errara incrivelmente ao optar por Kim ao invés de Kerri. Confiante Kim sentia que o ouro já era seu mesmo antes de se iniciar a competição mas a realidade se mostrou bem diferente, quem se destacou foi Shannon Miller treinada por Steve Nuno, que no final da competição acabou com medalha de prata.
Vivendo na sombra de Kim e Betty Okino, Kerri agora via-se de frente com mais uma ginasta que encobriria seu brilho Shannon Miller.
Kerri não podia esconder sua decepção sua família tentava tranquiliza-la dizendo que ela teria um dia sua chance mas para piorar ainda mais sua situação Zmeskal anunciou sua saida da ginástica e Bela decepcionado acabou anunciando que não treinaria mais ginastas de elite, agora Kerri não tinha técnico. Durante três anos ela ficou na busca de algum técnico que pudesse treina-la, treinou com Steve Nunno e Peggy Liddick e Tom e Lori Forrester,mas nenhum deles conseguiu leva-la ao seu limite, coisa que só Karoly era capaz de fazer. Mais tarde, em 1995, Kerri se viu diante de um novo obstaculo, sofreu uma lesão no músculo do estômago, então decidiu voltar para casa para se recuperar, terminar os estudos, e pensar no que iria fazer. Durante seis meses Kerri ficou afastada da ginástica. Alguns anos antes, quando estava com 14 anos, Kerri dizia que a carreira de uma ginasta era muito curta, seu ápice era entre 15 e 16 anos, e que quando passasse por esta faze teria o resto da vida para fazer o que quisesse. Mas ela inicava a contagem do seu 18º aniversário!
Mas uma boa noticia a fez se erguer novamente, Bela voltará a treinar ginastas de elite, era hora de se dar uma segunda chance, as olimpiadas de Atlanta estavm se aproximando (1996) e ela tinha que trienar forte para estar na equipe.
Kerri enfrentou mais uma vez o problema de ficar nas sombras, como segunda opção, agora tinha Dominique Moceanu razão de Karoly ter voltado a treinar ginastas de elite, mas sem se deixar abater Kerri venceu o American Cup de 1996 e anunciou sua entrada na equipe americana.
Em dois aparelhos Kerri mostrava mais apetidão eram eles solo e salto sobre a mesa e por isso foi esclada como última a se apresentar nesses dois aparelhos.
Já em Atlanta quem brilhava era Moceanu, até mesmo Shannon Miller ficou relegada a segundo plano depois que perdeu o mundial de 95. Mas no solo, sua companheira de quarto e de treinos, Shannon tropeçou, em seguida veio Kerri, que levou o público ao delírio com uma execução primorosa. Nova rodada, e as chances de vencer pela primeira vez uma Olimpíada estavam aos seus pés.
Ao finals só faltava um único aparelho e as americanas seguidas de perto pelas russas tinham total chance de subir no ponto mais alto do pódio, mas Dominique, a favorita, parecia não querer colaborar, penúltima a saltar caiu em seus dois saltos, mas ainda havia uma chance, se Kerri fizesse tudo corretamente seguramente o ouro seria das americanas porém para o desespero da delegação Kerri em seu primeiro slato caiu e acabou sofrendo um problema grave no tornozelo esquerdo mas mesmo assim optou por tentar salvar a seleção e saltou pela segunda vez com muita dor aterrisou e conseguiu garantir a douradinha para a sua equipe!
Infelizmente Kerri não pode participar do Individual Geral graça ao problema no tornozelo, mas tinha vaga garantida, que acabou ficando com Dominique Moceanu que decepcionou na competição mais disputada das olimpiadas.
Após as Olimpíadas, Kerri deixou momentaneamente a ginástica para estudar, conforme a decisão de seus pais,e a turnê realizada por suas companheiras de equipe não contou com sua participação que optou por fazer sua própria turnê, que conseguiu arrecadar, só com seu nome, mais que todas elas juntas e lançou sua auto-biografia "Landing On My Feet A Diary of Dreams".
Kerri hoje se ocupa com outras tarefas bem diferentes da ginastica além de em tempos livres dar palestras motivacionais, ajuda intituições beneficientes e trabalha com crianças.


CONQUISTAS
1991 - Mundial - 2ª por equipes
1992 -Olimpíadas - 3ª por equipes
1993 - Mundial - 5ª no salto e 5ª no solo
1994 - Mundial - 2ª por equipes
1995 - Mundial -3ª por equipes, 7ª no AA
1996 - American Cup - 1ª no AA
1996 - Olimpíadas - 1ª por equipe
Veja o vídeo:

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o post sobre a Kerri Strug... já tinha ouvido falar nela,mas não sabia de detalhes sobre a sua carreira.O vídeo é muito bonito
Nem sempre comento, mas passo por aqui quase diariamente
uashaush


Ps:Achei um site que tem apenas vídeos de ginastica(tipo um you tube), não sei se cohece... mas ai está o link
http://www.gymnasttube.com/

bjo